Utilização de cores na decoração

| Categorias: Qualidade de vida | Comentários: Nenhum

A utilização de cores na decoração demonstra emoções e personifica os lugares ao seu gosto podendo até renovar energias e influenciar no humor. Não importa qual cor seja mais atrativa para você, se for de um jeito pensado pode utilizar a que mais gostar onde preferir.

Uma opção interessante é colorir pontos específicos de um ambiente. Pode-se ainda optar por um móvel grande e colorido para criar contrastes e dar alegria ao espaço. Ou ainda escolher peças de cores variadas para completar a decoração.

Outra dica pode ser observar a Roda das Cores. Em linhas gerais ela é uma representação visual de cores que mais combinam. A maioria dos modelos têm 12 colorações essenciais:

  • Primárias: Vermelho, azul e amarelo. Não são resultado de nenhuma mistura.
  • Cores secundárias: Laranja, roxo e verde. São resultado de misturas das primárias.
  • Cores terciárias: São seis tons resultantes de misturas das categorias anteriores.

Você pode começar sua aventura pela decoração com toques coloridos verificando essas possibilidades de combinação apresentadas pela Roda das Cores.
São muitas as variáveis que você pode considerar para escolher e aplicar a cor nos ambientes. Algumas delas que deve considerar é o tamanho do local e a temperatura do tom. Há cores quentes como os vermelhos, laranjas e amarelos, que são mais vibrantes e trazem sensação de intimidade para os espaços. Há as tonalidades frias como os roxos, azuis e boa parte dos verdes, que trazem calma e sensações relaxantes.

Tons mais quentes em ambientes pequenos podem dar a sensação de redução do tamanho enquanto tons frios e ambientes muito grandes pode conotar que está sobrando espaço e faltando algo. Leve isso em consideração.

Se você gostou desse post, quer saber mais e tem curiosidade sobre as sensações que cada cor proporciona, procure informações sobre a Psicologia das Cores. Use sua imaginação e as pequenas dicas desse texto e mude ambientes da sua casa ou escritório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *